Por que realizar o upgrade da versão Oracle Database 11gR2 para 19c?

Como anunciado pela Oracle (Doc ID 742060.1), o suporte da versão 11gR2 será descontinuada no dia 31/12/2020 dando fim ao período de "extended support". Após essa data limite, não será possível solicitar correções de novos bugs e updates de segurança. Aos clientes que permanecerem com a versão 11gR2 após essa data, será necessário adquirir a licença de suporte "Paid Market Driven Support" conforme a imagem a seguir:

Ilustração do Cronograma do Tempo de vida do produto Oracle Database On-Premises

A versão 19c (também conhecida como 12.2.0.3) é uma evolução iniciada na versão 12cR2 (12.2.0.1) e a mudança do número na nomenclatura demonstra da parte da Oracle que houveram muitas atualizações, correções e novas features em relação as versões anteriores, e dentre esses podemos citar algumas principais:

Multitenancy, "CDBs e PDBs"

Essa foi a feature de maior importância entre as versões 11g e 12c e continuada na versão 19c. Permite que diversas instâncias/bancos sejam convergidas em apenas uma, melhorando a administração das suas bases de dados e permitindo melhor controle de utilização de recursos do servidor, tais como memória e CPU.

Restore de tabelas pelo RMAN

Permite restaurar apenas uma ou mais tabelas específicas ao contrário das versões anteriores que era necessário o restore da base inteira para recuperar objetos.

Aumento do limite

Data types varchar2,nvarchar2 e raw de 4000 bytes para 32767 bytes na criação de tabelas.

TOP N Query “fetch first rows only”

Já não é mais necessário a utilização da cláusula "rownum" para buscar os top "n" registros em suas queries, com essa nova feature pode ser buscado agora apenas os top registros desejados de uma dada query/consulta SQL.

Introdução a “Inline PL/SQL functions”

Podendo ser criadas funções dentro de queries SQLs com a clausula "WITH FUNCTION/PROCEDURE"para serem utilizadas em tempo de execução, facilitando e muito as lógicas mais difíceis de retorno de dados SQL sem haver a necessidade de criação de Funcions e Procedures no banco de dados.

Introdução da Auto Increment Primary Key

Não necessitando mais a criação de sequences para tabelas que possuem contrainsts primary keys.

Migração online de partições e sub-partições

Agora é possível mover uma partição ou subpartição ONLINE de uma tablespace para outra sem downtime e/ou locks de operações/DMLS concorrentes.

Invisible Columns

Agora é possível criar colunas "invisíveis" para facilitar nas migrações das aplicações. Dessa forma essas colunas não aparecem em consultas com " select * " sendo apenas "visíveis" quando é explicitamente informado o nome dessa coluna na consulta SQL.

Introdução ao parâmetro pga_aggregate_limit

Esse era um recurso muito esperado pelos DBA's Oracle, pois nas versões anteriores por mais que era setado o parâmetro do tamanho da área total da PGA com "pga_aggregate_target", internamente o banco utilizava mais memória do que esse limite quando havia necessidade de mais aloção dessa área de memória.

Implementação de auto-indexing

Essa talvez seja a feature de maior importância e mudança entre as versões 12c e 19c, a qual automatiza a criação, rebuild e drop de indexes dependendo do workload do banco de dados com a aplicação.

Replicação de restore points da base primária para standby

Com essa nova feature na versão 19c, agora é possível realizar um flasback utilizando um restore point criado na base primária, mesmo após um switchover ou failover.

Workload capture and Replay in PDB

Com essa nova feature na versão 19c, agora é possível capturar e executar workloads para fim de testes e otimizações a nível de PDB's.

Duplicate, Relocate, Clone de PDBS

Com essa nova feature introduzida no 12c e melhorada na 19c, é possível duplicar, relocar e clonar um PDB de forma simplificada e até eliminar operações de export/import antes realizadas via datapump para atualizações de bases DEV e Teste.

Active Data Guard-DML Redirection

Com essa nova feature da versão 19c, agora é possível além de realizar selects, executar DMLS na base active dataguard standby, dessa forma aliviando o workload na base primária em ambientes transacionais.

Além dessas features descritas acima, ainda há uma infinidade de melhorias disponibilizadas na versão 19c, as quais apresentam um avanço da Oracle na tentativa de facilitar cada vez mais o dia-a-dia dos usuários finais das aplicações e para a administração dos DBAs, já que há cada vez mais a presença de features que facilitam e automatização de tarefas antes realizadas com downtime e com impacto para o cliente.

Converse com um de nossos especialistas
Imagem do mascote da by Seven
Escrito por

Colaborador da by Seven

Alexandre B. Verri

Analista de Banco de Dados Sênior

© 2020 by Seven It business and consulting - Todos os direitos reservados