Case de Sucesso - Reimplantação do Oracle EBS da versão 11 para a 12

Imagem ilustrativa sobre a loja Studio Z
A empresa

A Compagas, Companhia Paranaense de Gás, é a concessionária responsável pela distribuição de gás canalizado no Estado do Paraná, atende consumidores dos segmentos residencial, comercial, industrial e de transportes. Sua atuação está pautada na expansão de rede de distribuição de gás canalizado e no incremento do uso desta energia em bases econômicas, sociais e ambientais sustentáveis. Ao longo dos anos, focou suas ações com o objetivo de aumentar sua capacidade de atendimento para levar o gás canalizado a cada vez mais consumidores.

O desafio

Realizar o upgrade dos Oracle EBS da versão 11.5.9 para a versão 12.2.8 dos módulos (PO, RI, PAC, FA, INV, AR/Billing, CE, GL e Mastersaf) com suas respectivas customizações existentes na versão R11 do produto, incluindo a restruturação completa do plano de contas, mantendo a compatibilidade com seus sistemas satélites (Pentaho, Folha de Pagamento, SEI-CED, Cadin, Portal da Transparência, Débito CC e Faturamento Legado) e também executar a migração dos dados cadastrais, saldos e transformação do plano de contas (de/para) para a nova versão do EBS.

A solução

A solução da by Seven consistiu na reimplantação do EBS, na versão atualizada visando a substituição da Release 11 que estava obsoleta e descontinuada, obtendo uma nova versão com novas funcionalidades e tecnologias nativas; criação de uma política de atualização para evolução do aplicativo convergente ao negócio do cliente; aplicação do novo plano de contas, visibilidade em tempo real e novos indicadores de performance e relatórios; atualização em relação aos componentes Oracle, como banco de dados, ferramentas de desenvolvimento, servidor de aplicativos e o próprio Oracle e-Business Suite.

100% de forma remota

O projeto ocorreu em um momento delicado que o mundo está vivendo, uma pandemia do vírus Covid-19. As equipes enfrentaram um home office e executaram as atividades do projeto de forma 100% remota. O projeto caminhou nos prazos adequados, com total integração de ambas as partes; tanto a consultoria quanto o cliente foram muito responsáveis e o projeto foi realizado como deveria ser: um sucesso!

Quando do start do projeto, antes da pandemia, a visita realizada ao cliente, para entendimento do negócio e suas particularidades junto aos usuários de cada área, contribuiu para um melhor desempenho das atividades. No que tange ao trabalho remoto, o uso de ferramentas de comunicação como Microsoft Teams e WhatsApp, foram fundamentais, principalmente em reuniões e processos de definição.

Os resultados

O cliente obteve ganho em produtividade, processos mais atuais dentro do sistema, melhor visibilidade, ganho operacional e otimização de tempo na execução das atividades. Todos os processos foram validados com êxito e, o uso ou não das melhorias apresentadas na versão e facilidades do novo ambiente, ficaram à disposição do cliente. O apoio da equipe em geral e da liderança foram fundamentais para a entrega desses resultados.

Conheça outras cases de sucesso

© 2020 by Seven It business and consulting - Todos os direitos reservados